terça-feira, 26 de outubro de 2010

Geometria áurea


Leonardo Fibonacci (1170-1250), autor do Livro do Ábaco, rico em Aritmética e a Álgebra, que trouxe a numeração árabe para a Europa medieval. Entre os feitos mais conhecidos deste matemático está a descoberta da sequência de Fibonacci de onde se pode extrair o “número de ouro” ou “phi” (φ), uma constante real algébrica irracional, que quando arredondada a três casas decimais toma o valor de 1,618. Esta constante pode ser encontrada em muitas proporções na natureza e foi largamente usada na pintura renascentista. Está associada a um conceito de beleza e equilíbrio, e tem sido transposta para o aquascaping na última década.
A partir das descobertas de Fibonacci várias aplicações geométricas da regra áurea foram conseguidas. Para um aquário plantado as mais importantes serão aquelas que se assemelharem à forma do aquário como os retângulos.
Este é o rectângulo dourado. É feito com base nas dimensões dos números da sequência de fibonacci, e quanto maiores forem os números da sequência, mais próximo de 1:1,618 ficam as proporções entre as divisórias do retângulo.
Uma outra forma geométrica derivada das descobertas de fibonacci, foi a espiral dourada. Esta espiral é construída traçando-se um semi-circulo dentro de cada quadrado que se forma pela divisão do rectângulo. Pesquisando no google encontram muita informação sobre este tema.
E além da espiral, existe ainda outra forma geométrica que se pode daí derivar: o triângulo dourado.


Esta formas geométricas apresentam uma grande aplicação na construção de aquários paisagistas, especialmente ao nível da disposição dos inertes na fase de planeamento de um novo hardscape. Um pequeno exemplo pode facilitar a compreensão destas aplicações, como o seguinte com o aquário segundo classificado do IAPLC 2002, em que se verifica uma clara influencia das proporções áureas na disposição dos inertes.
Se o autor deste layout usou o triângulo dourado de forma propositada ou se foi o acaso que levou a que esta disposição fosse alcançada, só o próprio o poderá dizer, mas qualquer que seja a resposta, o que é certo é que a aplicação lhe valeu um layout impecavelmente realizado e um lugar de destaque na galeria dos primeiros classificados dos IAPLC.



4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. A postagem é bastante interessante e curiosa por utilizar uma técnica que poucos ouviram falar, o PHI ou áurea, na aquariofilia. E o interessante mesmo é que essa técnica vem sendo utilizada por muito profissionais da área de aquariofilia, empregando-a na montagem de aquários que são considerados lindos,e sendo mera coincidência ou uma verdade comprovada, o fato é que mais uma vez a Matemática contribui com a criação de muitas coisas existentes hoje

    ResponderExcluir
  3. é na verdade a matematica esta em todos os lugares no nosso cotidiano. e achei interessante esse post sobre aquarios, pois fazemos o curso de aquicultura no IFBA - Campus Valença. =D

    ResponderExcluir
  4. A geometria áurea é uma técnica utilizada de forma bastante curiosa desde a Europa medieval até os dias atuais, podendo se perceber a sua importância em muitas áreas profissionais como a aquariofilia. Dessa forma os aquariofilistas conseguem produzir aquários devidamente equilibrados e belos a partir do número de ouro.

    ResponderExcluir