sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Matemática: o terror dos alunos e o desafio a ser vencido pelos professores


Segundo o professor Jorge Kruger, o grande vilão não é a matéria em si, muito menos o educador, mas, sim, a forma como o conteúdo programático é repassado. Jorge enfatiza que é preciso muita motivação e estimulação para que os alunos busquem soluções para os questionamentos feitos pelos professores, principalmente em matérias de raciocínio mais lógico, como a Matemática.

Lecionando há 25 anos, período em que atuou nos três níveis de ensino, atualmente Jorge dá aulas em um cursinho pré-vestibular e mantém um site na Internet no qual dá dicas para soluções de problemas, resolve questões, testes e provas. “Matemática não é um problema e não deve ser encarado como tal. Meu grande prazer é ver a satisfação dos meus alunos quando chegam à resposta de uma questão e percebem que ninguém precisou sofrer para que aquilo acontecesse.”

Outra situação encontrada nas salas de aula é o fato dos próprios professores não saberem ao certo como agir para que os estudantes percam o medo da matéria e aprendam com mais facilidade e prazer. Kruger conta que já encontrou alunos que tinham verdadeiro horror à Matemática. De acordo com ele, uma boa maneira de reverter esse quadro é contextualizar a matéria com o meio e a realidade na qual eles estão inseridos. “Se eu chegar à sala de aula e falar “calcule a área do retângulo X”, é provável que mais da metade da turma me olhe com dúvida, receio e sem nenhum prazer. Agora, se eu falar “vamos calcular a área do retângulo que forma a quadra de esportes na qual todos os dias vocês fazem o recreio”, a reação será diferente. Resumindo: ao contextualizar o problema, é possível aproximar o aluno da Matemática.”

3 comentários:

  1. A matemática quando passa para o nível de ensino médio torna-se um pouco complica, muitas formulas, cálculos que requer do aluno atenção e principalmente que o professor tenha métodos novo de explicar, não estou falando que a forma de explica p/ os alunos estejam erradas, mas que de algum animo e incentive

    ResponderExcluir
  2. concerteza....algumas pessoas ainda tem a matematica com aquele bicho de sete cabeças.....mas o que falta msm é incentivo e melhor ensino dela

    ResponderExcluir
  3. postagem na qual mostra a relacao entra a matematica e alunos e e professores, no qual professores tem que utilizar metodos para fazer com que alunos se interresem e assim perder o medo que se tem quando se fala em matematica

    ResponderExcluir