domingo, 21 de novembro de 2010

Professor faz sucesso ao ensinar matemática na rua

Fernando Torres - Extra

Márcio Barboza dá aulas de matemática no meio da rua, no Centro. Foto: Lucíola Villela/Extra
RIO - O professor Márcio Antônio Barboza, 49 anos, é a nova sensação das calçadas cariocas. Com um microfone, uma caixa de som alimentada por uma bateria de moto, um retroprojetor e um quadro branco, ele ensina matemática ao ar livre. Seu sustento vem da comercialização das aulas em vídeo. Cada DVD custa R$ 30, e o investimento tem retorno certo. Quem garante é o próprio Márcio: "Se assistir e não entender, é só trazer que eu compro de volta". (Assista aqui a um trecho da aula)
Sua metodologia particular de ensino, aliada ao carisma de um bom vendedor, atrai centenas de "alunos", que param embaixo de sol escaldante e aprendem equações em poucos minutos. Muitas das fórmulas e regras complicadas são traduzidas em dicas rápidas, seguindo o que ele batizou de Método Mab.
- Cada um tem o seu jeitinho de dar aula. O meu tem como meta contagiar as pessoas. Ensinando passos básicos, a auto-estima do aluno cresce e a mente dele se abre ao que é mais complicado - diz o professor.
'Sala' é uma esquina
A sala de aula foge do padrão das escolas brasileiras. Sai o cômodo com quatro paredes e mesas, entra a esquina das ruas Uruguaiana e Sete de Setembro, no Centro. A temperatura não é tão agradável, mas o salário é compensador. Trabalhando das 10h às 17h, Márcio vende cerca de 350 DVDs por semana. Mesmo oferecendo descontos para quem leva mais de um disco, ele diz faturar cerca de R$ 8 mil por mês, valor próximo à remuneração de um professor com doutorado que dá aulas em uma universidade federal.
- Os métodos práticos que ele usa chamaram mais a minha atenção do que a maneira tradicional das escolas. É um ritmo dinâmico, sem muita complicação - afirma José Matias, de 18 anos, disposto a prestar concurso público nos próximos meses.
Ao mesmo tempo que ensina, o professor garante ser um "eterno aprendiz das ruas". Segundo ele, as perguntas feitas pelos alunos contribuem para o desenvolvimento de seu método.

3 comentários:

  1. ESSA REPORTAGEM QUE NOS PUBLICAMOS FOI NO INTUITO DE MOSTRA COM A MATEMATICA NAO TEM FRONTEIRAS E ALEM DE TUDO MOSTRA A VONTADE DE ENSINAR DESSE PROFESSOR QUE FOI PRAS RUAS ENSINAR TUDO QUE SABIAA.

    ResponderExcluir
  2. bem interessante essa maneira que esse professor encontrou para fazer com que todos tenham o direito a aprender matematica.
    jucilene oliveira

    ResponderExcluir
  3. Postamos porque conta a história de um simpático professor de matemática que quer contagiar as pessoas ao seu redor e fazer com que a auto-estima dos alunos cresça e sua mente se abra para os assuntos mais complicados.

    ResponderExcluir